Ora bem, para esta receita só vamos sujar uma frigideira, porque não temos tempo nem paciência para andar a lavar loiça.
Então, numa frigideira grande (onde vai fazer depois o Risotto), coloque um pequeno fio de azeite. Corte a linguiça em rodelas e deixe fritar no azeite. Quando estiverem bem no ponto retire e reserve.
Se necessário adicione mais um pequeno fio de azeite à frigideira. Acrescente então a cebola roxa, cortada em rodelas finas. Deixe refogar um pouco. Adicione o vinagre balsâmico e envolva. Junte o açúcar (desta vez, por acaso, colocamos açúcar branco, mas normalmente utilizamos açúcar mascavado). Mexa e deixe que o açúcar comece a caramelizar. Tempere com com uma pitada de sal e junte meio copo de água. Deixe a cebola cozinhar. Prove e retifique os sabores. Quando estiver no ponto retire e reserve.
Entretanto, caso ainda não tenha nenhum caldo feito, prepare um caldo para utilizar no Risotto. Desta vez tivemos de fazer e utilizámos caldo de alho e salsa, mas pode utilizar outro. Pode também já ralar o queijo para ser mais fácil quando necessitar de o adicionar ao arroz.
Vamos então ao arroz. Na mesma frigideira, coloque um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga e refogue a chalota e o alho, ambos picados. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, envolvendo bem com o refogado. Refresque com o vinho branco, colocando a quantidade suficiente para que cubra quase todo o arroz. Vá mexendo até o arroz começar a secar. Nessa altura, acrescente uma concha de caldo e vá mexendo suavemente até o arroz começar a secar. Apenas nessa altura, junte outra concha de caldo. Repita o processo até o arroz ficar praticamente pronto. Retifique o sal, se necessário, lembrando-se de que ainda vai juntar o queijo que já é salgado.
Junte a cebola caramelizada e a linguiça e envolva tudo muito bem. Junte o queijo ralado e envolva.
Desligue o lume e adicione uma colher de sopa de manteiga. Envolva até a manteiga derreter e sirva ainda quente.