fbpx
Arroz no abacaxi
Receitas de Carne

Arroz no Abacaxi

Ai, que saudades da Tailândia! Esse País maravilhoso, com pessoas extraordinárias e com paisagens incríveis! Quando estive lá, sempre que podia comia o Khao Pad Sapparot, um prato típico feito com arroz frito e servido dentro do abacaxi. As saudades deste prato eram tantas que tentamos fazer em casa. E a verdade é que este Arroz no Ananás ficou super delicioso! Por isso, enquanto não se pode viajar, trouxemos a Tailândia até nós! Experimente!

Além deste prato ser uma mistura de sabores incrível, é também uma boa opção para utilizar sobras de arroz que tenha em casa! Aliás, o ideal é mesmo utilizar sobras pois, caso contrário, terá que cozinhar o arroz antes de o utilizar nesta receita.

Nós utilizamos frango mas também pode utilizar camarão (adicionalmente ou em vez do frango). As quantidades indicadas são para 2 pessoas, pelo que só utilizamos metado do abacaxi. Pode utilizar a outra metade para fazer umas Espetadas de Frango com Abacaxi e molho tropical.

Espreite a nossa versão desta receita Tailandesa.

Ingredientes para o Arroz no Abacaxi

Abacaxi maduro – 1/2 un.

Peito de frango – 1 un.

Sal – q.b.

Jindungo em pó – q.b.

Azeite – q.b.

Chalotas – 2 un.

Alho – 2 dentes

Ervilhas – 50 g.

Molho de soja – 1 colher de chá

Mistura de Especiarias Tailândia  – q.b.

Caril – 1 colher de sobremesa

Milho – 100 g.

Arroz cozinhado – 200 g.

Cebolinho – q.b.

Miolo de caju tostado – 50 g.

Receita

A primeira coisa a fazer é cortar o abacaxi. Corte o abacaxi a meio e numa das metades faça golpes com a faca, por forma a ficar em quadrados (com cuidado para não furar a casca). Retire os cubos com ajuda de uma colher e reserve.

Corte o peito de frango em pequenos pedaços. Tempere com sal e jindungo e reserve.

Numa wok aqueça um fio de azeite. Pique as chalotas e junte ao azeite para que refoguem. Adicione os dentes de alho picados e deixe refogar mais um pouco.

Junte as ervilhas e o frango. Deixe que o frango cozinhe um pouco e, quando mudar de cor, acrescente então cerca de 2/3 do abacaxi cortado. Adicione o molho de soja, as especiarias e o caril. Envolva tudo e junte depois o milho.

Acrescente o arroz já cozinhado e deixe aquecer e fritar alguns minutos, mexendo. No final, retifique o sal, se necessário.

Sirva dentro da metade do abacaxi, com os cajus e o cebolinho picado por cima.

Siga-nos no Facebook, InstagramYoutube deixe-se inspirar pelas nossas receitas!

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.