O primeiro passo é a cozedura dos enchidos e da carne de porco. Coloque a farinheira, o chouriço, o pernil fumado e o entrecosto de porco numa panela de pressão (ou num tacho), cubra com água e deixe cozinhar por 30 minutos.
Num tacho à parte, refogue, num fio de azeite, uma cebola grande picada. Parte a carne de vaca em pedaços e adicione ao tacho. Deixe que a carne ganhe alguma cor e, depois, junte-lhe o vinho branco, o louro e o caldo do feijão. Tape e deixe cozinhar cerca de 5 a 10 minutos, em lume médio, para que a carne cozinhe e absorva todos os sabores envolventes.
Corte então as cenouras em pedaços pequenos e adicione ao tacho, juntamente com as nabiças. (DICA: Lave a cebola e as cenouras e aproveite as cascas das mesmas, bem como os talos das nabiças, para fazer um caldo de legumes que pode utilizar noutras receitas). Acrescente cerca de duas conchas do caldo da cozedura das carnes, tape e deixe cozinhar enquanto corta as carnes.
Parta o pernil fumado, o chouriço e a farinheira em pedaços. Separe o entrecosto em costelas e adicione as carnes novamente ao tacho, juntando ainda mais uma ou duas conchas do caldo. Retifique o sal, tempere com pimenta e agite o tacho fechado para que os ingredientes de misturem. Adicione o feijão, tape e deixe cozinhar por 5 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco.
[…] uma vez, e tal como na Feijoada à Gula, esta é a nossa versão, uma versão simples, fácil e com todo o sabor que se […]