fbpx
Esparguete carbonara
Nem Carne Nem Peixe

Esparguete Carbonara

Aliada à cozinha brasileira, a cozinha italiana (e o país em si!), é uma das nossas gastronomias favoritas. Por isso, hoje partilhamos mais um clássico italiano: Esparguete Carbonara!

A versão italiana tradicional leva ovos, queijo pecorino romano, pimenta do reino e guanciale (um tipo de bacon com um sabor único, feito a partir da bochecha do porco). 

Na nossa versão, substituímos o pecorino romano pelo parmigiano reggiano, e o guanciale pelo bacon fumado. O grande truque da Carbonara é não deixar os ovos mudarem de consistência, obtendo assim, um molho cremoso sem passar do ponto.

Confira a receita, experimente e acredite que não se vai arrepender.

Ingredientes para a Esparguete Carbonara

Esparguete – 200 g.

Sal – q.b.

Ovos inteiros – 2 un.

Gemas – 2 un.

Parmigiano reggiano – 50 g

Pimenta – q.b.

Bacon – 50 g.

Azeite – q.b.

Receita

Vamos começar pela massa. Coloque uma panela grande ao lume, com bastante água e sal. Quando a água estiver a ferver, coloque a massa e deixe cozinhar durante cerca de 7 minutos, ou até estar al dente.

Entretanto prepare a mistura de ovos e queijo. Coloque numa taça 2 ovos inteiros e 2 gemas e misture bem. Acrescente o queijo ralado e envolva tudo até ficar com uma pasta. Tempere com pimenta e coloque meia concha da água de cozedura da massa, mexendo sempre.

Numa frigideira larga aqueça um fio de azeite e frite o bacon cortado em pequenos pedaços. Deixe fritar muito bem, cerca de 5 minutos.

Quando o bacon estiver no ponto, coloque a massa, já al dente, juntamente com cerca de 1-2 conchas da água da cozedura da mesma. Assim, vai deixar de fritar e vai emulsificar, por forma a criar um molho cremoso. Envolva tudo bem.

O passo seguinte é muito importante: DESLIGUE O LUME! (Caso contrário ficará com uma mistura de ovos mexidos!)

Com o lume desligado, adicione então a mistura de ovo e queijo e misture tudo muito bem. Acrescente uma última concha de água da cozedura, envolva todos os sabores e sirva de imediato, com um pouco de queijo ralado por cima.

Siga-nos no Facebook, InstagramYoutube deixe-se inspirar pelas nossas receitas!

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.