fbpx
Risotto de cogumelos e espargos
Nem Carne Nem Peixe

Risotto de cogumelos e espargos

Hoje trazemos um Risotto de cogumelos e espargos fácil e delicioso!

No Risotto é utilizado o Arroz Arbóreo, um tradicional arroz italiano da região da Lombardia, de grão médio, que tem uma enorme capacidade de absorção. Existem inúmeras variedades de receitas de Risotto. O truque está em perceber o método e, depois, vai variando nos ingredientes a utilizar.

Para que um Risotto fique “no ponto” é necessário algum tempo e paciência, mas não é de todo difícil de se conseguir. Basta ter vontade e colocar uma boa música de fundo.

Deixamos ainda algumas dicas para que o seu Risotto saia perfeito, mesmo que seja a primeira vez que o faz:

  1. Apesar deste prato necessitar de um cozimento lento, deve ser feito em fogo médio-alto.
  2. O arroz precisa de ser mexido mas o objetivo não é mexer sem parar! Vá mexendo de 30 em 30 segundos, com calma, enquanto canta e dança ao som da música.
  3. Sempre que possível utilize caldos feitos em casa, ou faça na hora, com os restos dos ingredientes que vai utilizar no Risotto. 
  4. O caldo deve ser adicionado sempre quente e nunca mais do que uma ou duas conchas de cada vez.
  5. O arroz não deve ficar duro nem mole, mas sim “al dente”. Se passar do ponto, em vez de cremoso o Risotto fica empapado. Vá provando o arroz até que obtenha a consistência desejada.

Agora que já se sente um verdadeiro Chef, confira a receita, experimente sem medo e partilhe os resultados com a nossa comunidade no Whatsapp.

Ingredientes para o Risotto de cogumelos e espargos

Espargos – 1 molho

Cogumelos – 200 g.

Azeite – q.b.

Sal – q.b.

Manteiga – 2 colheres de sopa

Cebola roxa – 1 un.

Alho – 2 dentes

Arroz Arbório – 200 g.

Vinho branco – 500 ml.

Parmigiano – Reggiano – 50 g

Receita

A primeira coisa a fazer, caso ainda não tenha nenhum caldo feito, é preparar um caldo para utilizar no Risotto. Comece por lavar bem os espargos e os cogumelos e separar os talos de ambos. Coloque os talos numa panela ao lume com água e sal e deixe cozer.

Entretanto coza também o resto dos espargos, cortados em pequenos pedaços, numa panela com água e sal, durante cerca de 5 minutos. Não deixe que cozam em demasia.

Corte os cogumelos e aloure-os numa sertã com azeite. Acrescente os espargos já cozidos e tempere com sal. Reserve.

Vamos então ao Arroz. Coloque ao lume uma sertã ou wok e adicione um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Pique finamente a cebola roxa e o alho e junte à sertã para refogar. Adicione o arroz e deixe fritar um pouco, envolvendo tudo muito bem.

Refresque com o vinho branco e deixe evaporar um pouco, mexendo. Adicione uma concha do caldo da cozedura dos talos e vá mexendo, suavemente, até evaporar. à medida que o arroz vai secando, coloca-se mais caldo, mexendo suavemente. Repita o processo até o arroz estar praticamente no ponto.

Adicione então os espargos e os cogumelos e envolva tudo. Retifique o sal, sem esquecer que o caldo e os legumes já tinham sal e que ainda vai colocar o queijo (no nosso caso nem foi necessário acrescentar sal). Junte o queijo ralado na hora e deixe incorporar, mexendo. Desligue o lume e acrescente uma colher de sopa de manteiga. Envolva tudo uma última vez e sirva polvilhado com mais um pouco de queijo.

Buon appetito!

Siga-nos no Facebook, InstagramYoutube deixe-se inspirar pelas nossas receitas!

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.