A primeira coisa a fazer, caso ainda não tenha nenhum caldo feito, é preparar um caldo para utilizar no Risotto. Comece por lavar bem os espargos e os cogumelos e separar os talos de ambos. Coloque os talos numa panela ao lume com água e sal e deixe cozer.
Entretanto coza também o resto dos espargos, cortados em pequenos pedaços, numa panela com água e sal, durante cerca de 5 minutos. Não deixe que cozam em demasia.
Corte os cogumelos e aloure-os numa sertã com azeite. Acrescente os espargos já cozidos e tempere com sal. Reserve.
Vamos então ao Arroz. Coloque ao lume uma sertã ou wok e adicione um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Pique finamente a cebola roxa e o alho e junte à sertã para refogar. Adicione o arroz e deixe fritar um pouco, envolvendo tudo muito bem.
Refresque com o vinho branco e deixe evaporar um pouco, mexendo. Adicione uma concha do caldo da cozedura dos talos e vá mexendo, suavemente, até evaporar. à medida que o arroz vai secando, coloca-se mais caldo, mexendo suavemente. Repita o processo até o arroz estar praticamente no ponto.
Adicione então os espargos e os cogumelos e envolva tudo. Retifique o sal, sem esquecer que o caldo e os legumes já tinham sal e que ainda vai colocar o queijo (no nosso caso nem foi necessário acrescentar sal). Junte o queijo ralado na hora e deixe incorporar, mexendo. Desligue o lume e acrescente uma colher de sopa de manteiga. Envolva tudo uma última vez e sirva polvilhado com mais um pouco de queijo.
Buon appetito!